II Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Live Coverage

Concha Edo: As redes sociais como suporte para a notícia e as fontes

Posted by obciber em Dezembro 10, 2010

Concha Edo, da Universidad Complutense de Madrid, dirigiu uma conferência no II CobCiber acerca do papel das redes sociais na formação e construção das notícias e a importância e diversidade das mesmas. Actualmente, segundo a investigadora espanhola, torna-se impossível viver sem redes sociais.

O Facebook é que tem tido um crescimento maior, seguido do Twitter. Os blogs estão a dar espaço às redes sociais. O tempo passado nas redes aumenta três vezes mais que qualquer outra prática online. A maioria das pessoas presentes nas redes sociais são muito jovens. Os meios de comunicação social podem aproveitar este meio para chegar às camadas mais jovens, que não lê jornais, nem vê os jornais na televisão.

As redes sociais não são um meio de comunicação, mas uma plataforma de comunicação a que o jornalismo pode dar mais uso, tendo em conta a interactividade e hipertextualidade. O jornalismo de qualidade ainda se mantém bastante tradicional, mas evolui lentamente. Concha Edo refere que a audiência espera uma mudança neste sentido; o jornalismo pode e dever ser melhor na Internet. O jornalismo tem de descobrir outras vias, e o jornalista tem de controlar as suas fontes.

No entanto, a falta de credibilidade ainda assolas as redes sociais, que são verdadeiras fontes de informação, reflectindo sobre até que ponto o jornalista pode usar a informação obtida nas redes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: