II Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Live Coverage

Hélder Bastos lança luzes sobre modelos de negócio em Portugal

Posted by obciber em Dezembro 10, 2010

A tarde do segundo dia do II Congresso Internacional de Ciberjornalismo começou com a conferência de Hélder Bastos (Universidade do Porto), sobre o tema “Ciberjornalismo e modelos de negócio em Portugal”.

O docente apresentou a evolução dos ciberjornais portugueses nos últimos quinze anos, desde os primeiros anos, com um público mais escasso, às tentativas falhadas de cobrar por conteúdos no início dos anos 00’s. O falhanço da transposição do modelo “Pub” (de publicidade tradicional da imprensa) para a Internet leva à necessidade de procurar estes novos modelos que passam pela paywall.

O investimento na Internet, no caso dos ciberjornais portugueses, é um dos maiores problemas que impedem os sites de terem equipas alargadas que produzem produtos jornalísticos de qualidade para a Web. “O acessório venceu o essencial”, e isto faz com que os conteúdos não sejam suficientemente bons ou originais para sustentar a sua cobrança, baseando-se muitas vezes em peças de agência.

Hélder Bastos apresenta alguns modelos de negócio que podem ser considerados para os websites noticiosos em Portugal. Entre estes modelos emergentes encontra-se o de fundações (praticado pelo jornal Guardian), o de mecenato, o crowd financing (o exemplo do Spot.us, em que os utilizadores pagam para que os jornalistas investiguem), o micropagamento (popularizado em plataformas como o iTunes), a cobrança por aplicações para dispositivos móveis e a solução que, apesar de difícil, pode ser encontrada em sinergias entre diferentes grupos ou órgãos de comunicação social.

Em suma, o investigador salienta que é necessário uma mudança no jornalismo em Portugal, com mais investimento e uma aposta na qualidade que justifique a valorização do público e onde se possa apoiar a implementação de novos modelos de negócio.

Aline Flor

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: